FICHA DE PROJETO
Projeto no 3708
SISTEMA DE INCENTIVOS ÀS EMPRESAS - «INTERNACIONALIZAÇÃO DAS PME»
Período de execução: novembro 2023 a outubro 2025
Repartição do Investimento Elegível e Incentivo pelos diversos PO financiadores
Síntese do projeto
O projeto denominado HOME STYLE TRENDS, resulta de uma candidatura da AIRO – Associação Empresarial da Região Oeste, ao AVISO N.º 04/SI/2022 – SISTEMA DE INCENTIVOS ÀS EMPRESAS «INTERNACIONALIZAÇÃO DAS PME», na modalidade de PROJETOS CONJUNTOS.
O referido Aviso de Concurso insere-se no âmbito do Programa Internacionalizar 2030, e do mecanismo extraordinário de antecipação do Portugal 2030, aprovado pela Deliberação n.º 27/2021, de 23 de agosto, da Comissão Interministerial de Coordenação (CIC) do Portugal 2020 onde se prevê a utilização antecipada de verbas do Portugal 2030, com vista a conceder apoio financeiro a projetos conjuntos que reforcem a capacitação empresarial das PME para a internacionalização.
Descrição do projeto
O projeto HOME STYLE TRENDS assume como prioridade, o aumento das exportações de bens e serviços das PME, o incremento do número de exportadores e a diversificação de mercados de exportação (aceleração das exportações, acréscimo do volume de vendas internacionais, alargamento da base exportadora), através do reforço da capacitação dos empresários para a internacionalização e da captação de novos mercados e clientes externos. Pretende-se também valorizar a utilização crescente de ferramentas digitais, mediante o recurso a tecnologias e processos associados a canais digitais. Setores de atividade a envolver:
Multisetorial | Fileira: Maison et Objet
Âmbito Regional: Multiregional
PME Participantes: 15
O mote para o desenvolvimento do projeto foi a identificação de importantes gaps nos setores que integram a fileira Maison et Objet, nomeadamente: concentração em determinados mercados internacionais; ausência de uma promoção transversal e necessidade de upgrade em alguns subsetores tradicionais.
Assim, pretende-se implementar uma estratégia de dinamização internacional integradora, apostando na inovação tecnológica, transição digital e ações promocionais com atuação disruptiva para mercados emergentes, de elevado potencial.
Plano de ação
• COMUNICAÇÃO E PROMOÇÃO
• DIGITALIZAÇAO PARA A INTERNACIONALIZAÇÃO | PLATAFORMA IMERSIVA
• PROSPEÇÃO DE MERCADOS | MISSÃO EMPRESARIAL AO JAPÃO
• PARTICIPAÇÃO EM FEIRAS INTERNACIONAIS | SUÉCIA, DINAMARCA, AUSTRÁLIA
• CAPTAÇÃO DE NOVOS CLIENTES – MISSÃO INVERSA COM IMPORTADORES MARROQUINOS